ABC+ Pará - Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono

Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC+ Pará

foto: divulgação

Representa a evolução da política nacional para uma agropecuária de baixa emissão de carbono.

Instituído em 01 de julho de 2025, por meio do decreto de nº 4.774, o Plano estabelece metas para a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis no setor agropecuário brasileiro, visando não apenas a redução significativa das emissões de Gases de Efeito Estufa, mas também a adaptação dos sistemas produtivos aos desafios das mudanças climáticas.

O Plano é integrado por cinco Câmaras: Sistemas Integrados; Pecuária Sustentável; Grãos, Hortaliças e Bio-insumos; Irrigação e Transversal, cada uma presidida e composta por representantes de instituições do Comitê Estadual.

foto: divulgação

Missão - a missão é estimular a produção agropecuária sustentável no Estado do Pará, integrando a adaptação às mudanças climáticas e a contribuição para o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa. Para isso, o programa busca aumentar a eficiência e a resiliência dos sistemas produtivos do setor, adotando uma gestão integrada da paisagem que promova o desenvolvimento econômico, a conservação ambiental e o bem-estar social em toda a região.

Metas - as metas para o período de 2020 a 2030, em alinhamento com o Plano ABC+, incluem fomentar a adoção de Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis em 72,6 milhões de hectares de área no estado do Pará.

foto: divulgação
A concretização dessas metas nos permitirá alcançar um potencial de redução de emissões de até 1,1 bilhão de toneladas de CO2, consolidando o papel do Pará como protagonista na construção de uma agropecuária de baixo carbono.

Sobre o ABC+ nacional - O Plano ABC+ é uma iniciativa do governo federal que visa incluir a agropecuária nas estratégias de controle de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e garantir alimentos conservando os recursos naturais. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A Importância de se cadastrar no Plano ABC+Pará 

Contribuir para os compromissos relacionados à redução das emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) na agricultura do estado do Pará, garantindo o aperfeiçoamento contínuo e sustentado das práticas agrícolas que possam contribuir para essa redução.

Onde acessar?

foto: divulgação
Site - https://sicarf.sedap.pa.gov.br/ 
foto: divulgação
Aplicativo - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sedap.sicarf.abc.pa&pli=1 

O que é?
A plataforma Sicarf ABC+ Pará é considerada uma solução digital desenvolvida especificamente para dar vida ao Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+ Pará), conectando produtores, técnicos, empresas e governo em um único ambiente digital, trazendo eficiência, transparência e inteligência territorial à execução do Plano ABC+.

Quem deve se cadastrar?
O cadastro das práticas sustentáveis deve ser feito por produtores, técnicos ou empresas diretamente no aplicativo (inclusive offline) ou via web, com georreferenciamento vinculado ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Vantagens?
As informações são analisadas automaticamente pelo sistema, que cruza dados com diversas bases públicas (MapBiomas, Prodes, ICMBio, Incra, Ibama, Funai). Esse processo gera um laudo preliminar confiável sobre uso do solo e conformidade ambiental. Após vistoria de campo e validação, o Sicarf ABC+ emite certificados digitais de sustentabilidade, reconhecendo oficialmente as propriedades que adotam boas práticas e facilitando seu acesso a créditos verdes, selos e mercados diferenciados.