Pular para o conteúdo principal

Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade é apresentada pela Sedap na programação da COP30

Enviado por lorena.esteves em
foto divulgação

Por Rose Barbosa

Publicada pelo Governo do Estado em julho deste ano, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e da Sociobiodiversidade (Peapos) foi apresentada ao público que participa da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30) na Agrizone, instalada na sede da Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A apresentação integrou o Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais, que será encerrado no final da tarde desta segunda-feira (17).

A Peapos é uma construção coletiva, que envolve, além de representantes da esfera estadual, a participação da sociedade civil organizada e de instituições de pesquisa da esfera federal além do setor privado, conforme informou a engenheira agrônoma, Ivanize Carvalho, que representou a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca no painel “Sistemas Agroflorestais e Restauração”, mediado pela Embrapa. Ela também representou o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).

A Peapos, segundo explicou a engenheira agrônoma, “tem o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia, dos sistemas orgânicos de produção e do extrativismo sustentável, assim como de sistemas em processo de transição agroecológica”.

foto divulgação

Durante a programação, foi apresentado um breve histórico da construção da proposta de Projeto de Lei para a Peapos, que será implementada pelo Estado, segundo explicou Carvalho,  em regime de cooperação com a União, os Municípios, as organizações da sociedade civil e as entidades privadas, em consonância com a Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica, e o Decreto Federal nº 7.794, de 20 de agosto de 2012, que institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e outras leis federais relacionadas. 

A instância de gestão da Política Estadual de Agroecologia, conforme estabelece a Lei, é do  CEDRS, que garantirá de forma paritária a participação da sociedade civil e a elaboração e acompanhamento da Peapos, segundo detalhou Ivanize Carvalho. 

foto divulgação

Sobre o Fórum - O Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais está sendo realizado desde o último dia 13. A programação conta com 14 painéis com mais de 80 especialistas nacionais e internacionais, debatendo temas fundamentais para o futuro dos agricultores familiares e das comunidades tradicionais diante da emergência climática. A programação inclui conferências sobre resiliência climática, sistemas agroflorestais, agroindustrialização, manejo de recursos hídricos, sucessão familiar, juventude rural, energia e conectividade no campo, entre outros. 

O evento é uma realização do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade(Semas) e  Agricultura Familiar (Seaf).