Mulheres da Sedap participam de programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Enviado por leandro.reis em Ter, 28/02/2023 - 13:13

 

Texto: Rose Barbosa - Ascom Sedap

Fotos: Leandro Reis - Ascom Sedap

 

As servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) foram homenageadas nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, com uma programação realizada durante a manhã no auditório da sede da secretaria. A Sedap conta com 110 mulheres em seu quadro (tanto na capital quanto nos demais municípios) divididas entre servidoras, estagiárias e terceirizadas.

 

A programação contou com a participação do titular da Sedap, Giovanni Queiroz e do secretário adjunto, Lucas Vieira. Ambos prestaram suas homenagens às mulheres, ressaltando a importância do papel que elas têm na sociedade.

 

1

 

2

 

“A mulher que é companheira, amiga, mãe, que prazer poder nesse dia abraçá-las e cumprimentá-las”, destacou o secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca.  

 

A programação contou com apresentação musical, sorteio de brindes, demonstração de produtos oferecidos por servidoras, serviços de maquiagem e distribuição de lanche além da entrega de bride para marcar a data.

 

3

 

4

 

5

 

Duas mulheres da secretaria proferiram palestras em cima da temática feminina. A coordenadora de Organização Social, Clarisse Leonel, da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa) explanou a palestra denominada de “A disputa de agricultoras familiares como atoras do projeto de desenvolvimento sustentável e solidário da agricultura familiar na Amazônia”, onde ela fez uma linha no tempo da trajetória protagonizada pelas mulheres na conquista dos direitos em importantes segmentos e setores da sociedade, como por exemplo sindicatos e outras entidades de classe, sobretudo as representativas dos movimentos sociais no campo.

 

A socióloga da Sedap, que também é antropóloga e cientista política, deu uma verdadeira aula sobre como surgiu um dos mais importantes movimentos femininos, denominado de Marcha das Margaridas, manifestação que iniciou no ano de 2000 e que virou verdadeiro símbolo de luta das mulheres do campo e da floresta. A primeira  foi organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O ato reuniu em Brasília agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas.

 

6

 

Direitos da Mulher- A segunda palestra apresentada para as mulheres da Sedap foi “Direitos de Gênero, Políticas de Proteção à Mulher”, proferida pela diretora institucional da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Estado do Pará (FADDEPA) e Jurisconsulto da Sedap, Dayara Aires de Souza. Ela deu importantes orientações sobre os direitos estabelecidos pela legislação brasileira às mulheres. São direitos como a liberação de até três vezes ao ano para a realização de exame preventivo para detecção do  câncer de mama e do útero, por exemplo. A palestrante falou, também, dos que é previsto pela legislação no que se refere ao  enfrentamento da violência doméstica e familiar. 

 

7