Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
14/01/2019 - 10:30

Os servidores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca participam durante toda esta semana da oficina de trabalho sobre as novas diretrizes de atuação da Sedap no meio rural. “Será um trabalho participativo, técnico e dinâmico voltado ao atendimento do agricultor familiar. Queremos que a secretaria volte a ser referência no meio rural em toda a região Norte do país”, explicou o secretário Hugo Suenaga.

Os economistas Nonato Ferreira e Helvécio Magalhães, que já estão atuando na área de planejamento da Sedap, elaboraram o conteúdo da oficina com base nas informações repassadas pelos técnicos sobre o formato de trabalho da secretaria. “Vamos agora colher sugestões e definir estratégias. Um trabalho com base no planejamento participativo”, informou Helvécio.

Os primeiros a participar são os funcionários da Diretoria de Agricultura Familiar (Diafam), que será comandada pela engenheira agrônoma Antônia do Socorro Aleixo Barbosa. “Precisamos fortalecer a agricultura familiar acompanhando o processo na base e dando ao produtor uma visão de negócio”, disse ela. Socorro vem de uma experiência positiva na área de empreendedorismo no campo, tendo atuado no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Pará,  que nos últimos quatro anos, atendeu 34 mil produtores no Estado.

Prioridade

Legislação preventiva para destravar a cadeia produtiva é prioridade para o secretário Hugo Suenaga. “É necessário reduzir o êxodo rural para fortalecer, ainda mais, os pequenos produtores”, frisou o secretário.

Texto: Leni Sampaio - Sedap

Foto: Clayton Viana - Sedap

Tags: