15/07/2020 - 16:15

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap

Fotos: Mateus Costa/Ascom Sedap

Verificar a produção agropecuária das regiões sul e sudeste do Pará, trocar experiências com produtores e prefeitos e tratar das demandas estratégicas relacionadas à logística de transporte e escoamento.

Esses são os principais objetivos do Governo do Pará com a visita à região do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga. Em Santa Maria das Barreiras, o secretário foi a duas grandes propriedades de produção de milho e agropecuária e ouviu reivindicações.

“A gente está trabalhando para que tenhamos cada vez mais sinergia com a prefeitura local, que é bem atuante no agronegócio. Pensando em desenvolvimento, para estarmos afinando as estratégias estaduais com as municipais, em prol do desenvolvimento da agricultura no nosso estado”, ressaltou.

Em Conceição do Araguaia, o secretário se reuniu com produtores e tratou sobre o convênio para a recuperação da PA-327, importante corredor logístico para a produção de grãos dos municípios de Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.  “O primeiro ponto é que esse convênio foi firmado com a prefeitura de Conceição do Araguaia, que está licitando para a recuperação dessa rodovia, para que seja escoada uma boa parte dos grãos por essa via”, explicou o secretário.

A recuperação e sinalização das vicinais de Conceição do Araguaia foi outro ponto de pauta. Ele informou aos produtores que o governo do Estado tem um convênio de recuperação de algumas vias, essenciais ao escoamento da produção da agricultura familiar do município, principalmente a farinha produzida em Conceição do Araguaia.

Ele também visitou o mercado municipal de Conceição do Araguaia, cuja revitalização será feita pelo governo do Estado. “Queremos dar início ao processo licitatório para começar o mais rápido possível a obra dos galpões do mercado”.

PRODUTIVIDADE

A atenção do governo do Estado à região sul e sudeste do Pará foi elogiada pelo prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins, que acompanhou Hugo Suenaga a Santa Maria das Barreiras.

“Nós pudemos visitar os plantios de soja, o confinamento, o milho plantado em nossa região. Parabéns ao governo do Estado. Ao nosso governador Helder e ao secretário Hugo por estar aqui visitando o sul do Pará e trazendo apoio ao pequeno, médio e ao grande agricultor”.

Os produtores também manifestaram contentamento com a visita.  Gilberto Carlos Aras, proprietário da Fazenda Novo Horizonte, localizada em Santa Maria das Barreiras, ressaltou a importância da visita do secretário e do prefeito.

“O objetivo deles é igual ao nosso. Aumentar a produtividade, melhorando nossas estradas. Nós estamos muito animados com o que ele nos propõe. De mãos dadas. Crescendo juntos. Um crescimento sustentável e respeitando o meio ambiente. Produzindo mais por hectares da área que nós temos aqui no sul do Pará”.

Presidente da ProCampo, João André observou que a região sudeste do estado é rica em solo e chuva e propícia à produção agrícola. “O governo do Estado tem mostrado vontade e interesse em desenvolver a nossa região”, enfatizou.

Ele observou também que a região tem uma produção de soja significativa, com boas perspectivas para continuar crescendo.“Temos potencial para gerar novos empregos e desenvolvimento para a região. O governo do Estado tem demonstrado boa vontade. Que nossos diálogos gerem frutos e desenvolvimento para todos nós”, ressaltou.