Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
28/06/2019 - 12:00

 

O titular da secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, firmou parcerias para fortalecer a agricultura familiar no Estado, desde a assistência técnica, produção à comercialização.

 

De acordo com o Suenaga, é importante unir as entidades em prol do desenvolvimento da região. “Essas instituições trabalhando juntas, fortalecem o desenvolvimento da cultura do Pará como o dendê, citros, cacau, açaí, grãos e feijão-caupi.”

 

A Embrapa está à frente da pesquisa, Adriano Venturieri, Chefe geral da Embrapa, ressalta a importância da aproximação das instituições e explica que a parceria será uma ação conjunta de pesquisa, extensão e fomento.

 

A Sedap ficará com a inteligência territorial, a parte técnica ficará com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) com a parte sanitária.

 

Representando a Emater, Rossival Possidonio, destacou que a Emater levará as tecnologias para o campo e a aproximação é fundamental. “Haverá um mapeamento do cacau, grãos, citrus, infraestrutura e assistência técnica, com finalidade de fortalecer o desenvolvimento agropecuário no Estado.”

 

Antônia Aleixo, diretora da Agricultura Familiar, acredita que é importante trabalhar de forma integrada e aproveitar o que cada instituição tem de melhor. “É um novo tempo, as secretarias com vontade de trabalharem juntas para resgatar a nossa cultura.”
A próxima reunião será dia 16 de julho, terá como pauta o plano estratégico das Secretarias.

 

Texto: Camila Botelho 
Fotos: Mateus Costa

 

Confira mais fotos no link a seguir: https://www.facebook.com/1595331740697950/posts/2431250023772780?s=16407...