13/02/2019 - 11:30

A comissão provisória responsável por elaborar a documentação necessária à implantação da Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produção Orgânica e da Sociobiodiversidade (CTCAPOS), reuniu nesta terça-feira na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), para análise e conclusão da resolução que institui a câmara técnica.

A CTCAPOS será um órgão auxiliar do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), para propor diretrizes e estratégias à criação do Plano Estadual de Comercialização e Abastecimento, especialmente dos segmentos da agroecologia, produção orgânica e da biodiversidade. O papel da câmara será a articulação entre as instituições dos diferentes níveis de governo, centrais e redes de comercialização e nos mercados convencional, institucional e diferenciado.

Na quarta-feira, 20, a comissão vai discutir o regimento interno da câmara técnica que, junto com a resolução, será submetido à aprovação do CEDRS em março. A CTCAPOS terá jurisdição em todo o território paraense. A reunião foi dirigida pela secretária executiva do CEDRS, Martha Pina, e teve a participação de representantes da Sedap, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Conselho Nacional de Seringueiros (CNS).

Texto: Leni Sampaio - Sedap
Fotos: Mateus Costa - Sedap